Cinco motivos para ter uma horta na escola

No dia 05 de outubro realizamos nosso último Dia de Horta de 2019, no Centro de Ensino de Período Integral Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, em Goiânia. Nós, da EcomAmor, enxergamos a horta escolar não como um resultado, mas um meio para promoção de cidades saudáveis, e listamos cinco razões para isso:

  1. Hortas são espaços de convivência, onde laços humanos são estreitados, comunidades surgem e o sentimento de pertencimento é fortalecido. Ao redor da horta, existe troca, escuta, aprendizado e transformação.
  2. É possível utilizar uma horta como sala de aula. Do perímetro de um canteiro ao ciclo de vida de uma planta, passando pela história de uma espécie até chegar ao Brasil ou o gênero correto da palavra “alface”, existe um vasto campo de saberes a ser explorado pedagogicamente.
  3. Com uma horta tão próxima, a relação das crianças com a natureza e a alimentação se transforma positivamente. O distanciamento da cidade ao campo, provocado pela urbanização, é remediado quando se acompanha de perto o ciclo de plantio e colheita. O tomate sai da bandejinha de supermercado para ser colhido da terra pelas próprias crianças e seguir para a merenda.
  4. Hortas estimulam a formação humanística das crianças. É um espaço propício para se trabalhar o senso de responsabilidade, companheirismo e solidariedade entre estudantes.
  5. Hortas são um excelente instrumento para se falar de agroecologia e cidades saudáveis. Observando na prática a complexidade envolvida na produção de alimentos, é possível provocar nas crianças uma reflexão crítica sobre modelos de produção, impacto socioambiental e utilização dos recursos naturais

Deixe uma resposta